DICAS DE ESTUDOS + COMO EU ESTUDO

Por Julia Gonçalves

29/04/2017

Oii gente, tudo bom com vocês?

Vim aqui falar sobre estudos! Algo que está presente na minha vida todos os dias, e que provavelmente está presente na vida de alguns de meus leitores.

Ao longo desses 10 anos que estou estudando, aprendi diversas dicas para a hora de estudar e vim repassá-las para vocês! Pra quem pergunta, estou no 1° ano do Ensino Médio #jornalismo2020

DICAS-DE-ESTUDOS-mais-COMO-EU-ESTUDO



Resumos
Meu primeiro grande aliado! Faço resumos desde o começo do fundamental e esse sempre foi o método que mais funcionou pra mim.
Uma dica importante: coloque tudo de importante mas não encha dez folhas. Os meus resumos sempre foram de no máximo uma folha frente e verso, não adianta fazer um resumo grande, vai por mim.

Se a matéria for muito grande, recomendo colocar apenas as palavras/frases mais importante. Por exemplo: Biologia: estudo, seres vivos.

O importante, é saber fazer um bom resumo. Se vocês quiserem eu volto com um post só sobre estudar utilizando resumos, é só me contar nos comentários!

Marca-textos
Use e abuse de marca-textos, grife as palavras importantes, use mais de uma cor para diferenciar as coisas, faça esquemas, use muito. Eles me ajudam de mais!

O jeito mais fácil pra mim estudar é visualmente, então sempre grifo tudo de diversas cores para conseguir lembrar melhor.

Tenha uma rotina
É um grande clichê mas é super verdade! As chances de você tirar uma boa nota estudando na véspera da prova são menores do que você estudar quatro dias antes.

O jeito mais fácil pra mim é: ler uma vez a matéria todo dia (mesmo sem ter prova marcada) e estudar pelo menos 3 dias antes (com resumos) da prova.

 Claro que as vezes ler todas as matérias todo dia é complicado, mas eu tento fazer pelo menos em meses de prova.

Mapas mentais
Eu ainda estou tentando me adaptar a esse jeito de estudar, mas se você também tem memória visual pode gostar muito dessa técnica. Ele pode ser feito num papel, ou se você prefere digitar, há vários sites que fazem.

Um site que dá pra fazer mapas mentais é o Coggle

Ele é um diagrama onde você coloca as palavras-chaves do conteúdo utilizando setas, formando um mapa. Se você procurar na internet verá muitos exemplos e jeitos de como fazer.

Exemplo de mapa mental encontrado no Google:



Como eu estudo:
Como eu disse lá em cima, tento pelo menos em meses de prova estudar todo dia. Consigo? Não haha. Mas eu tento.

Eu começo (4/3 dias antes da prova) a fazer um resumo. No dia seguinte (ou nos próximos dois dias) eu leio de uma a quatro vezes o resumo e faço um mapa mental mais resumido. E na véspera da prova decoro o resumo e mentalizo bem o mapa mental.

Também uso o site Me Salva! quando não intendo alguma matéria. Ele é tipo um cursinho online totalmente grátis com vídeo-aulas. Existe também o Descomplica, que é pago, o qual eu pretendo usar ano que vem.

Então é isso meus amores! Espero que vocês tenham gostado, e me contem nos comentários como vocês estudam e se pretendem aderir a alguma dica que eu falei. Se quiserem mais posts sobre o assunto, é só pedir!

Um beijo e até o próximo post!
😘

2 comentários:

  1. Amei o post!!! super validas suas dicas, eu amoo mapas mentais, super ajudam!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou amiga! Estou me adaptando ao mapa mental ainda hehe


      ❤😍😘

      Excluir

LEIA ISSO ANTES DE COMENTAR!

- Marque a opção "Notifique-me" pra você poder saber quando eu te responder!
- Gostou? Comente! Eu crio os posts com muito amor e carinho e preciso desse retorno de vocês. Seu comentário será muito importante para o andamento do Livre Beleza, deixe sugestões, dicas, críticas (construtivas e/ou com fundamento), elogio, opiniões...
- Não venha aqui apenas para comentar um link que deseja divulgar. Leia o post, comente algo sobre o post e no final deixe apenas o link.
- Comente com carinho! Sem comentários ofensivos. Comentários assim serão removidos!