COMO FAZER UM BANCO DE IDEIAS PARA O SEU BLOG

Por Julia Gonçalves

08/09/2017

Ter ideias para postar no seu blog é algo extremamente necessário mas o bloqueio criativo pode atrapalhar e muito. Depois te um tempo blogando as ideias parecem desaparecer e os assuntos para postar ficam complicados de achar. Mas como resolver isso?

Recentemente eu aprendi a técnica de criar um banco de ideias para o seu blog e desde que apliquei aqui no LB as ideias surgem bem mais naturalmente. E fazer um banco de ideias e muito fácil. Vem ver:

bancodeideias


Existem basicamente duas formas principais de conseguir ter ideias: usando os posts publicados e se inspirando em outros blogs. Eu uso mais a primeira mas vou explicar melhor as duas:

COM POSTS JÁ PUBLICADOS EM SEU BLOG
Consiste basicamente em ver os posts que você já postou e pensar em novos posts relacionados. Eu gosto também de ver os que mais tiveram views e comentários, assim sei que o meu público gostou do assunto.

Usando exemplos fica mais fácil explicar:

Post publicado e que teve bom retorno: Cinco coisas que as melhores amigas falam
Ideias novas: Cinco coisas que só blogueiras pensam
                      Cinco coisas que os estudantes passam
                      Cinco situações que as pessoas ansiosas passam

E por aí vai! Só cuidado para não postar um conteúdo repetido, usem os posts publicados como inspiração. E também vale colocar em algum ponto da postagem o link do post inspiração, assim se a pessoa gostar, pode entrar nele.

INSPIRANDO-SE EM OUTROS BLOGS (SEM PLÁGIO POR FAVOR)
Consiste em ir ler posts nos blogs que você gosta e/ou que tenha um conteúdo parecido com o seu. Os exemplos que eu citei lá em cima são super válidos para esse também mas algo muito importante é em hipótese alguma plagiar o conteúdo do blogueiro no qual está se inspirando. Se você acha que assim terá o retorno que o blogueiro teve, está enganado, porque só irá trazer perdas para o seu site.

Eu uso mais a primeira forma e faço geralmente uma vez por mês, dependendo da quantidade de ideias que consegui na última vez. E se você conseguir é legal fazer em algum dia que você está inspirado pois assim as ideias surgem mais rapidamente. Mas o bloqueio criativo existe e todo blogueiro vai ter que lidar com ele algum dia.

Se gostou do post comenta aqui em baixo. Até o próximo post!
😘

2 comentários:

  1. Olá
    Eu costumo planejar minha agenda de publicações com antecedência. Eu tenho um caderno onde anoto minhas ideias para posts, vídeos e etc. Ai quando vou montar meu calendário editorial do mês, vou colocando aleatoriamente alguns dos assuntos. Me ajuda muito. Eu também gosto de ver os meus posts masi acessados e ver o que posso fazer baseada naquilo. Ajuda super.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

LEIA ISSO ANTES DE COMENTAR!

- Marque a opção "Notifique-me" pra você poder saber quando eu te responder!
- Gostou? Comente! Eu crio os posts com muito amor e carinho e preciso desse retorno de vocês. Seu comentário será muito importante para o andamento do Livre Beleza, deixe sugestões, dicas, críticas (construtivas e/ou com fundamento), elogio, opiniões...
- Não venha aqui apenas para comentar um link que deseja divulgar. Leia o post, comente algo sobre o post e no final deixe apenas o link.
- Comente com carinho! Sem comentários ofensivos. Comentários assim serão removidos!